WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá em que posso ajudar?
(19) 3263-1473 arcelclima@hotmail.com

Depois de um tempo de uso do ar condicionado, podem ocorrer de surgir reclamações devido à odores desagradáveis. Esses odores do ar-condicionado geralmente provêm e outros micro-organismos que se proliferam nos filtros do aparelho ao longo do tempo de uso do aparelho sem limpeza e higienização correta. —, mas também podem ser causados por outras coisas.Não se preocupe: Esse problema é relativamente comum.

Muita gente acredita que o problema do ar-condicionado com cheiro ruim pode vir do gás congelante ou pelo mal funcionamento de algum componente do aparelho. Mas, uma das causas mais comuns do cheiro desagradável pode estar na falta de limpeza do ar-condicionado.

O primeiro passo é realmente dar uma boa verificada no equipamento, já que existem grandes chances de o mau cheiro vir do acúmulo de sujeira que pode incluir desde poeira até pequenos animais mortos ou vegetação em decomposição presos em sua estrutura.

Conforme o aparelho vai sendo utilizado e, de acordo com a umidade do ambiente, o filtro do ar-condicionado pode acumular resíduos e ficar sujo,  pois ele retira impurezas do ar, que ficam acumuladas nesta parte do dispositivo.

Desta forma, o ar-condicionado com mau cheiro, na grande maioria dos casos, indica um acúmulo de fungos ou outros microrganismos no filtro.

O Temido Mofo

Muitos usuários não sabem qual a frequência com que devem limpar o ar-condicionado ocasionando o mau cheiro no equipamento. A umidade presente no ambiente, além de impurezas e microrganismos no ar, acabam favorecendo a proliferação de mofo no filtro. Portanto fique atento às informações do seu ar-condicionado no manual: lá tem a frequência certa para executar a limpeza.

Fique Atento ao Dreno 

É importante checar se a mangueira de drenagem está instalada corretamente e limpa. Para fazer a limpeza, você pode retirar a mangueira e lavar sua parte interna com água quente e um pouco de água sanitária, ou vinagre branco e até alvejantes e desinfetantes capazes de matar bactérias e fungos que possam causar o mau cheiro. Enxágue a mangueira com bastante água, até retirar completamente o cheiro do produto, deixe ela secar bem e coloque de volta no ar-condicionado.

Verifique os Filtros

Aproveite e cheque os filtros da seu ar-condicionado com mau cheiro e faça a troca dos mesmos. Se seu ar-condicionado usa filtros reutilizáveis, limpe-os com água com sabão quente e enxague com uma solução de branqueamento diluída com uma parte de água sanitária para cada dez partes de água. Em alguns casos, o ar-condicionado com mau cheiro pode ser um sintoma da degradação do filtro, ou da formação de mofo nesta peça.

Mofo ou fungos no ambiente

Em alguns casos, mesmo após limpar o ar-condicionado adequadamente, o problema com o mau cheiro não some. Na maioria das vezes, isso acontece porque a origem do odor não está no aparelho, e sim no ambiente. Como explicamos anteriormente, o ar-condicionado funciona filtrando o ar de um espaço. Ou seja, se existir mofo ou fungos em qualquer local do ambiente, o aparelho pode ajudar na propagação do problema.

Então, se você já limpou o ar-condicionado e o mau cheiro persiste, verifique o ambiente inteiro, dando atenção especial para móveis que estão encostados na parede e próximos a janelas.

Cuidar bem da sua unidade de ar-condicionado faz mais do que aumentar a vida útil e eficiência do aparelho. Manter as rotinas de limpeza e manutenção preventiva em dia é essencial para garantir a saúde da sua família!

Depois de checar todos esses itens no seu ar-condicionado com mau cheiro, ligue seu aparelho e verifique se ele ainda apresenta algum cheiro ruim. Se o odor persistir, não hesite em chamar um técnico especializado para verificar o problema!

E você, como realiza a manutenção preventiva no seu aparelho de ar-condicionado?